Twitter response:
Bom para Criança

Crianças aprendem a programar com o jogo Minecraft

Microsoft e Code.org lançam a terceira campanha “Hora do Código” inspirado no Minecraft para ensinar linguagem de programação para as crianças

minecraft1114131280jpg-5aee61_1280w

Um dos conteúdos muito importantes de se ensinar para as crianças hoje em dia é a linguagem de programação. A tecnologia avança cada vez mais rápido, e é bem provável que num futuro bem próximo todas as pessoas necessitem ter conhecimentos, pelo menos básicos, de ciências da computação, para executar qualquer tarefa, principalmente no trabalho.

Pensando nisso, já existem várias iniciativas e aplicativos desenvolvidos com o intuito de ensinar as crianças a programarem, e a última delas utiliza o universo do Minecraft, um jogo super famoso no mundo inteiro e que já possui mais de 100 milhões de usuários.

Minecraft é um jogo feito a partir de blocos, que podem ser empilhados, removidos e recolocados, permitindo aos jogadores construir paisagens e objetos num jogo que mistura sobrevivência e exploração através de uma dinâmica de mineração.

Lançada pela Microsoft e pela Code.org, a proposta desenvolveu um tutorial indicado para adultos e crianças a partir de 6 anos com desafios inpirados no Minecraft, e os resultados aparecem em tempo real. Você escolhe um personagem (Alex ou Steve) e aprende a programar em 14 aulas intercaladas com vídeos narrados pelos desenvolvedores do Minecraft.

Inicialmente, os tutoriais foram lançados em inglês, mas já existe uma versão em português que pode ser acessada aqui: www.eupossoprogramar.com.

A HORA DO CÓDIGO

A “Hora do Código” é uma iniciativa da ONG Code.org que pretende expandir a linguagem de programação entre as pessoas, principalmente mulheres e crianças, em todo o mundo. Além do Minecraft, ela também já criou tutoriais com o Star Wars.

Mais de 100 milhões de estudantes de 180 países e 40 idiomas já participaram de iniciativas lançadas pelo Code.org, e a expectativa é que esta terceira campanha que tem como o tema Minecraft seja realizada em pelo menos 100 mil eventos entre os dias 7 e 13 de dezembro. No Brasil, os eventos serão promovidos em escolas, ONGs e em empresas, e você também pode acessar pelo link code.org/mc.

por Silvia Dalben

2 Comments

  1. Adorei
    Reply February 12, 2016 at 10:37 pm
  2. ja vi o herobine ele e legal #legal#herobine #herobine
    Reply April 15, 2016 at 12:35 pm

Leave a comment