Twitter response:
Bom para Criança

O Balão Vermelho | 7+

Este curta metragem francês lançado em 1957 pelo diretor Albert Lamorisse conta uma história atemporal da amizade entre um garoto e seu balão vermelho.

0512-Tombe1

 

O Balão Vermelho (The Red Balloon) é um clássico curta metragem francês que conta a história de um menino e seu balão vermelho, com uma narrativa de poucos diálogos que o torna um filme atemporal e universal.

Tendo como cenário Paris nos anos 1950, o jovem menino Pascal encontra um grande balão vermelho atado a um poste de luz e decide desamarrá-lo. Neste momento, inicia uma forte ligação entre o garoto e o balão, que passeiam juntos e brincam pelas ruas da cidade. A cada cena, o balão ganha vida e personalidade, sendo um personagem tão real quanto o garoto.

Apesar de ser indicado para crianças de 7 anos, este filme atrai a atenção também de crianças mais novas, que se identificam com a pureza e envolvente história de um menino e seu balão. Já as crianças maiores conseguem entender melhor a narrativa e compreendem de uma forma mais profunda bullying sofrido por Pascal, quando este é perseguido por um grupo de crianças determinado a capturar e destruir o balão.

O BALÃO VERMELHO

Duração: 34 minutos
Lançamento: 1957
Diretor: Albert Lamorisse
Gênero: Drama
Prêmios: Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original (1956), do Grande Prêmio do Festival de Cinema de Cannes e de Melhor Filme Educativo da Década em 1968.

PARA CONVERSAR COM AS CRIANÇAS

  • Este é um filme bem antigo, filmado há muitos anos atrás. Como é possível perceber isso? Como eram as crianças na época do filme? E a escola? Os meninos estudavam separados das meninas? Como eram as roupas da época? E os meios de transporte?
  • Qual a moral deste filme? Que conclusões podemos chegar depois de assisti-lo? Como era a relação do menino e seu balão? É correto a atitude do grupo de meninos que queria capturar o balão? O que acontece no final?

 

por Silvia Dalben

Leave a comment