Mas por quê? Sabe aquelas perguntas intermináveis que as crianças formulam e deixam a gente sem resposta? Muitas delas podem ser respondidas pelo projeto Universidade das Crianças
A curiosidade infantil não tem limites, e as crianças têm um jeito único de olhar para as coisas que as vezes deixam nós, pais, encabulados. Como buscar respostas para os infindáveis questionamentos? E porque sim não é resposta!
Inspirada nesse problema, a pesquisadora Débora d’Ávila, da UFMG, criou o projeto Universidade das Crianças há dez anos e busca encontrar respostas para as várias perguntas feitas por crianças, transformando o conteúdo em um site, em livros, programas de rádio e vídeos de animação.
www.universidadedascriancas.org
Para muitas destas perguntas, a ciência tem uma resposta, e para outras não. Mas o mais importante é estimular nas crianças a dúvida e os questionamentos, motivando-as a testar, experimentar,e fazer novas perguntas.
No site, é possível navegar num vasto banco de dados com várias perguntas feitas por crianças do mundo todo, e algumas destas perguntas deram origem a pílulas de rádio e a vídeos de animação super fofos.
Recentemente, o projeto também lançou dois volumes da coleção “Que cegonha o quê!”, livros que explicam de maneira didática e bem divertida como nascem os bebês, passando pelas diferenças entre meninos e meninas e chegando até a explicações sobre genética e DNA.
Sobre o Universidade das Crianças
Este é um projeto de extensão do Instituto de Ciências Biológicas e do Núcleo de Divulgação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolvido desde 2006, que tem como missão transmitir às crianças a paixão pela ciência e levá-las a conhecer e a cuidar de seu próprio corpo.
A coordenação do projeto é da professora Débora d’Ávila, e envolve também vários pesquisadores, professores, alunos e artistas, como Fabiano Bomfim e Marcela Werkema, diretores dos vídeos de animação.
Falando um pouco sobre metodologia, o projeto começa com visitas às escolas, e as crianças são estimuladas a fazer perguntas sobre o corpo humano e o meio ambiente, que são colocadas em uma caixa lacrada. Ao receberem a caixa, os pesquisadores, alunos e professores buscam respostas para as perguntas e voltam à escola para uma oficina, onde vão discutir as questões apresentadas.
As respostas das perguntas dão origem a textos que são publicados no site www.universidadedascriancas.org. E algumas destas perguntas e respostas são gravadas e se transformam em programas de rádio veiculados pela Rádio UFMG Educativa e em curtas-metragens de animação. Os vídeos são também traduzidos para inglês e espanhol, e já ganharam prêmios em vários festivais ao redor do mundo.
O projeto é financiado pela Proex-UFMG, pela FAPEMIG e pelo CNPQ.
UNIVERSIDADE DAS CRIANÇAS
Público-Alvo: 4+ | Crianças que já despertaram para os questionamentos infantis e gostam sempre de perguntar o por quê das coisas para pais e professores
Todo o conteúdo do projeto está reunido no site www.universidadedascriancas.org
Os vídeos também podem ser vistos no canal do projeto no vimeo: https://vimeo.com/unicriancas
- A minha sugestão é mostrar para o seu filho primeiramente os vídeos, para ver que reação ele vai ter. Aproveitar esse primeiro contato para perguntar se ele também tem essas mesmas dúvidas, se ele ficou surpreso com a resposta, e estimulá-lo a fazer novos questionamentos.
- A segunda etapa, para os já alfabetizados, é mostrar o extenso banco de dados de perguntas feitas por crianças disponível no site. Ensinar as crianças a navegar pelas perguntas e mostrar que as mesmas dúvidas que elas têm, uma criança do outro lado do mundo também tem.
- A terceira etapa seria estimular o seu filho a participar do projeto, formulando e enviando suas próprias perguntas através do site.
por Silvia Dalben
Category: Youtube
Tags: bom para criança, bom pra criança, brasil, cnpq, conteúdo brasileiro, débora d'ávila, divulgação científica, fabiano bomfim, fapemig, marcela werkema, silvia dalben, ufmg, universidade das crianças, universidade federal de minas gerais
No Comments